Mediadora Socioeducativa

 

Nome: Sara Mendes
Função: Mediadora Socioeducativa
Descrição: A mediação em contexto escolar procura promover um bom clima relacional dentro do espaço escolar onde possa imperar uma comunicação saudável entre todos. Procura-se acima de tudo promover uma cultura de cidadania, uma comunicação mais funcional e um bom entendimento entre os elementos da comunidade educativa. O trabalho da Mediadora Socioeducativa tem como objectivo geral contribuir para a inclusão dos alunos na vida escolar, diminuindo os problemas de comportamento e de indisciplina e contribuindo em última instância para a diminuição das taxas de absentismo e abandono escolar. A base de toda a intervenção é a Proximidade, a Comunicação e o Diálogo, recorrendo a técnicas específicas de escuta, comunicação e negociação, apoiando as partes litigantes, promovendo o diálogo e ajudando a encontrar soluções justas e satisfatórias para ambas as partes. Esta actuação é realizada tanto com os Professores e os Alunos, como com os Encarregados de Educação, os Auxiliares de Acção Educativa e os Parceiros da Escola. A intervenção da Mediadora assenta em três pilares fundamentais:

  • Gestão e mediação de conflitos. As intervenções realizadas no âmbito da gestão e mediação de conflitos junto dos alunos têm como objectivo solucionar problemas disciplinares no espaço escolar, procurando a alteração efectiva de comportamentos e a consciencialização e responsabilização dos actos.
  • Promoção do Envolvimento familiar na vida escolar. A intervenção junto das famílias é realizada numa lógica de responsabilização social, tendo como objectivos fundamentais o fomento da comunicação entre os pais/encarregados de educação e a escola e o estímulo à sua participação e acompanhamento activo na vida escolar dos seus educandos.
  • Intervenção com recurso a técnicas de animação sociocultural (actividades lúdico - pedagógicas). Procura-se com esta intervenção a aproximação da Mediadora aos alunos, conquistando a sua confiança e assim possibilitando o trabalho de mediação junto dos mesmos. Esta intervenção é efectivada através do trabalho em parceria com as Animadoras Socioculturais, através do desenvolvimento de projectos que promovam a participação activa dos alunos na vida escolar, bem como a cidadania activa.